sábado, 25 de dezembro de 2010

Ele fez-se homem e habitou entre nós!



Nasceu num dia como este, lá longe em Belém. Maria e José chamaram-Lhe Jesus, segundo as palavras de Gabriel... Viveu entre nós, apresentando-nos uma proposta de vida em santidade, em Deus. Ele ensinou-nos a amar!

Que saibamos sempre caminhar, junto d'Ele e com a intercessão de Sua mãe Maria, na humildade, na esperança e no amor pelos outros!

Um Feliz e Santo Natal a todos, às vossas famílias e ao mundo inteiro!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Cartas para Alcoutim

Eis que os inesperados postais de Natal vão já a caminho de terras algarvias, para inundar aqueles lindos montes de alegria! :)

Eu e a Rita Luiz passámos um belo serão na semana passada num atelier de postais de Natal. O resultado desta noite de criatividade é mostrado em baixo. E agora lanço o desafio: qual será o monte a que chegarão mais cartas???
Marmeleiro e Corte da Seda em vantagem! :D


Feliz Natal!!!

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

sábado, 18 de dezembro de 2010

Jantar de Natal



Olá a todos!!!


É verdade, já faltam menos de 24 horas... E está tudo a postos para o
Fantástico Jantar de Natal do MSV, que terá como tema:

"Canções de Natal"

Contamos convosco amanhã às 18h30 para a missa na Igreja de Nossa Senhora da Quietação, na Rua Primeiro de Maio, frente ao Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, perto do Largo do Calvário, em Alcântara.

Preparem-se! Vai ser uma noite em grande!

Até amanhã e um Bom Advento!!!

Beijinhos e abraços,
A Organização

e assentar-me num cantinho



Eu hei-de me ir ao presépio
E assentar-me num cantinho
A ver como Deus Menino
Nasceu lá tão pobrezinho.


Ó meu Menino Jesus
Que tendes? Porque chorais?
Deu-me minha mãe um beijo
Choro porque me dê mais.

Nossa Senhora faz meia
Com linha feita de luz
O novelo é lua cheia
As meias são para Jesus.

Ouvi ontem esta música lindíssima, e hoje, ainda não parei de a ouvir.
Ajuda-me a não ter medo de me assentar num cantinho do presépio, ali pertinho do Menino Jesus. E quanto mais perto, mais me vou deixando, por Ele, transformar!

domingo, 12 de dezembro de 2010

o sentimento continua!


Aqui está um filme fantástico que nos foi enviado pela Rita Rosa, directamente de Luanda..
Obrigado, Rita! Uma boa viagem de regresso!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Contrastes!

"Dear all,

Cheguei a casa no Domingo mesmo contente, a tentar “conservar todos aqueles momentos no coração” e cheia de vontade de manter o meu coração desperto para os outros que Deus me põe no caminho.

Estar à conversa com a Senhora Antónia do Marmeleiro enquanto cozinhávamos uma açorda à moda de Alcoutim, rezar o terço a Nossa Senhora à beira da lareira com as senhoras, andar pelos campos de Alcoutim à procura de ‘poejo’ – especiaria fundamental para fazer açorda – até à conversa ao frio gélido que tivemos com a D. Arminda de Corte da Seda, com um ar sempre tão velhinho e frágil mas sempre tão acolhedora, trabalhadora e senhora das suas coisas. Sim, contado nunca é nada de especial mas viver estas coisas tão simples por Jesus, faz com que cada momento seja especial.

Ao olhar para o fim-de-semana pensei: realmente, o amor gera amor. E só pode ser assim, porque se Deus é Amor e se Deus é criador, o Amor também será criador e de mais Amor suponho J. A bondade com que cada pessoa me acolheu no fim-de-semana desperta-me o coração, comove-me! E penso que também gostava de ser assim: atenta para os outros, dedicada e pronta a acolher.

Dizia MadreTeresa de Calcutá, “Que ninguém saia de ao pé de mim sem se sentir um pouco mais feliz!”. De forma semelhante, o sentimento experienciado pelos discípulos de Emaús quando Jesus vai ao seu encontro é um “arder de coração”, que os leva a insistir para que Jesus permaneça junto deles (“Fica connosco!”).

Tudo isto que leva a pensar que tenho um longo caminho a percorrer… Mas que a vida é uma graça de Deus cheia de oportunidades para me fazer próxima dos outros e viver experiências de profunda alegria e descentralização do “eu”. E fico ainda mais agradecida por pertencer a este grupo que me ajuda a caminhar – com Jesus – para uma vida de santidade.

Mas o tema do meu post é contrastes e isso tem uma razão de ser. É que segunda-feira o meu dia foi diametralmente oposto ao fim-de-semana: andei em correria com trabalho, chatices e ainda tive um voo para apanhar já cheia de stress de última hora. Não tive tempo para saborear o dia!

Acabei por só vir hoje de manhã para Luanda. Aliás, acabo de chegar a Luanda (já é noite). Que contraste. Primeira impressão: pobreza. A segunda: bem, ouvimos um tiro no caminho do aeroporto para casa mas dizem que não é costume … Cheguei à casa onde vou ficar – um luxo comparado com a forma como a maioria das pessoas aqui vive. É realmente difícil lidar com o ter tanto quando há quem tenha tão pouco… E fiquei pensativa a pensar nestes contrates todos com que nos vamos deparando na vida: uns com tanto, outros com tão pouco. Sou mesmo afortunada…

E lembrei-me do que dizia o padre Atalívio noutro dia na missa em Lisboa, citando Sebastião da Gama: “Tens muito para fazer? Não, tens muito para amar!!”.

Por isso, para terminar peço-Te Senhor que nos concedas, em especial neste tempo de advento, a graça da esperança: para que vivamos na certeza de que o Amor é condição suficiente para que o mundo se torne melhor e mais justo."

Rita Rosa, em Luanda, 7 de Dezembro de 2010, 23:36

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Que esta chama não se apague!

Domingo cheguei ao meu quarto acabada de chegar de Alcoutim pronta para ir para a minha cama que tinha tão bom aspecto. Deitei-me e suspirei "que bom" com um sorriso de orelha a orelha, quando me apercebi que o meu sorriso se desfez de repente e fiquei com um aperto no coração. Lembrei-me das senhoras com quem tinha estado, das suas casas frias, das portas que mal fecham, do chão em pedra e de toda aquela solidão. E sei que não devia ficar triste mas sim agradecer a Deus por ter um quarto, uma cama quentinha, um tecto, uma casa e uma família mas naquele momento fiquei triste, muito triste e a perguntar-me porque é que uns tem e os outros não? e porque é que os que não têm são logo os que são melhores de coração?!Este fim-de-semana apercebi-me que não dou valor a nada...E por isso estes dois dias tem sido a aproveitar todas as coisas e todos os momentos da melhor forma!Que esta chama que veio bem acessa nos nossos corações não se apague!Gostei imenso deste fim-de-semana, de ter aprendido tanto com todas aquelas pessoas e com todos vocês!

de volta, mais despertos...



E cá voltámos nós de mais um fim-de-semana de projecto em Alcoutim. Cheios de energia, alegria, paz e com muita vontade de mergulhar no nosso dia-a-dia com um sorriso nos lábios. Com a certeza de que pela acção, pela solidariedade, pelo amor, fazemo-nos a nós e aos outros muito mais felizes!

Vivemos, ouvimos, cantámos, experimentámos, partilhámos... Neste Advento, ajudámos Alcoutim a preparar a chegada de Jesus com ainda mais alegria!

E chegámos outra vez a Lisboa com um coração bem mais desperto para os outros e para o mundo que nos rodeia!!! Por agora, ficam as enormes saudades daquela terra, entre o Vascão e a Foupana...

Prontos para outra? É já daqui a um mês... Até lá, aproveitem bem o Advento para "preparar o caminho ao Senhor"!

Deixo-vos uma explicação do dia de sábado em Balurcos, pelo Chico Mendes...

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

"Recebestes de graça, dai também de graça!"

O fim-de-semana está a chegar e deixo aqui um bocadinho do que vamos rezar para podermos já ir entrando neste fim-de-semana que claro que vai correr muito bem de certeza e onde vamos estar todos a 100%!
« Ide primeiro ás ovelhas perdidas da casa de Israel. Ide e anunciai: " O Reino dos Céus está próximo"... Recebeste de graça, dai também de graça!...« E sabei que Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos».
« O amor verdadeiro ama e já está. Sem esperar nada. Só faz o que tem a fazer. Amar"

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

É tempo...



E no primeiro dia de Dezembro, primeira quarta-feira do Advento, sentimos Alcoutim em Lisboa, com um cheirinho a espírito de Natal e uma vontade cada vez maior de voltar aos montes algarvios... o Padre Atalívio visitou-nos em Lisboa! E celebrou-nos uma das suas maravilhosas eucaristias, na Igreja de Nossa Senhora do Loreto (a "dos Italianinhos").

Jantámos ali perto, no Largo do Carmo - local já bem conhecido daqueles que todos os verões participam no Faz-Traz-Paz -, e foi uma enorme emoção. Partilhámos muito, recebemos também a companhia de amigos que já estiveram com o MSV e com o Padre Atalívio em Alcoutim e, mesmo em Lisboa, sentimo-nos verdadeiramente em comunidade! Em família! E o Natal aqui tão perto...

Do fundo do coração, um grande obrigado ao Padre Atalívio! Volte sempre! Foi fantástico tê-lo cá!

Bem, agora os montes esperam por nós, para os ajudarmos a preparar o nascimento do Senhor... Sexta-feira à noite já lá estamos! É tempo de partir... para Alcoutim!!!